11% dos inscritos no Enem 2018 ainda não acessaram o local de prova, MEC e Inep dão dicas

Ministro da Educação e presidente do Inpe fazem transmissão via Internet para tirar dúvidas

Provas de redação do Enem: todos os anos, candidatos precisam escrever um texto dissertativo-argumentativo no exame — Foto: Celso Tavares/G1

Ao menos 11% dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda não acessaram o local de provas, de acordo com o ministro da Educação (MEC), Rossieli Soares, e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. Neste ano, 5,5 milhões de estudantes se inscreveram para fazer a prova.

Soares e Fini fizeram uma transmissão na manhã desde domingo (4) no Facebook do MEC para tirar as últimas dúvidas dos estudantes que farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

primeira prova será neste domingo, com questões sobre ciências humanas, linguagens e redação e os alunos terão 5h30 para resolvê-las.

No próximo domingo (11) , a prova será sobre ciências da natureza (física, química e biologia) e matemática. Os alunos terão 5h para resolver todas as questões.

Rossieli Soares e Maria Inês Fini reforçaram a importância de os alunos checarem o endereço do local de prova com antecedência e ficarem atentos à mudança do horário de verão – que entrou em vigor neste domingo, mesmo dia do Enem (veja abaixo horários por região).

O local de prova está disponível no cartão de confirmação do estudante. Quem ainda não acessou, deve entrar na página no Inep para conferir a informação. Caso o estudante tenha tentado acessar, mas esqueceu a senha e bloqueou após três tentativas, é preciso ligar no 0800-616161 e desbloquear.

Confira as dicas dadas pelo MEC e Inep para a prova do Enem:

  • Atenção ao horário de fechamento dos portões; não confunda o horário de Brasília com o horário local
  • Quem ainda não acessou o local de prova, pode conferir o endereço no site do Inephttps://enem.inep.gov.br/
  • Atenção à previsão do tempo: há chuvas previstas em parte do país
  • Levar caneta esferográfica preta, de tudo transparente
  • Levar documento de identidade original com foto; a identidade digital não será aceita
  • Lanches poderão ser levados em embalagens fechadas (como no caso dos industrializados) ou transparentes (caso sejam levados de casa, por exemplo)
  • Se você precisar da declaração de comparecimento, é necessário imprimí-la e levá-la ao local de prova. Ela pode ser útil para, por exemplo, quem precisa justificar a falta no trabalho

Não é permitido:

  • O uso de bonés e chapéus
  • Levar para a sala de provas: lápis; caneta de material não transparente; lapiseira; borrachas; corretivos, livros, manuais, impressos e anotações; quaisquer dispositivos eletrônicos, como wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares; telefones celulares; smartphones; tablets; ipods; gravadores; pen drive; mp3 ou similar; relógio; alarmes de qualquer espécie; chaves; fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − onze =