Como o mês de março ajudou a afundar o PIB

Baixa atividade econômica se refletiu no comércio e na indústria

Desempenho da indústria, comércio e serviços no 1º trimestre de 2020 — Foto: Aparecido Gonçalves/Arte G1

Os principais componentes da atividade econômica já apontavam o desempenho fraco da economia nos primeiros meses do ano. Mas o mês de março, quando começaram as medidas restritivas por causa da pandemia de coronavírus, foi decisivo para piorar o quadro – e levar o PIB de janeiro a março a registrar queda de 1,5%, como mostraram os dados divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Todos os índices dos setores da indústria, comércio e serviços tiveram resultados negativos. O desemprego, que já vinha persistente, não poupou nem os informais, os principais afetados pela pandemia. A inflação desacelerou, escancarando a baixa atividade econômica e a queda no consumo.

O Copom reduziu a taxa básica de juros ao menor patamar histórico para a taxa Selic desde 1999, numa tentativa de amenizar, entre outros fatores, os impactos futuros do coronavírus na economia.

Apesar dos cortes sucessivos na Selic, os juros bancários seguiram elevados, contribuindo para inibir o consumo e investimentos na economia brasileira. E, em meio ao aumento do crédito bancário no país, o número de famílias endividadas bateu recorde.

O pessimismo em relação ao desempenho da economia foi apontado nos principais indicadores de confiança. Com a pandemia, todos os índices tiveram queda em março. A confiança é um fator importante na economia porque impulsiona investimentos de empresários e o consumo da população.

Veja abaixo a retrospectiva dos principais componentes econômicos no trimestre e como o mês de março foi determinante para pôr abaixo qualquer possibilidade de recuperação da economia.

Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =