Francisco Carlos quer solidariedade contra exclusão digital

Vereador propõe compartilhamento de internet na pandemia

Francisco Carlos é eleito o vereador do ano – Blog do Barreto

O vereador Professor Francisco Carlos (PP) faz apelo para quem dispõe de internet sem fio compartilhar com estudantes carentes na pandemia de covid-19. O parlamentar fez a proposta na sessão remota da Câmara Municipal de Mossoró, hoje (20). Segundo ele, todo o sistema educacional brasileiro enfrenta desafio.

Esse desafio, na opinião do parlamentar, é assegurar o acompanhamento didático-pedagógico de milhões de alunos, que estão em situação de isolamento ou distanciamento social devido à pandemia de Covid-19.

“O risco de perca do aluno letivo, os prejuízos psicológicos provocados pelo distanciamento da escola, seus diretores, professores, supervisores e demais profissionais de educação, são problemas a serem enfrentados. As dificuldades e limitações que precisam ser superadas pelos educadores, agora desafiados em superlativa medida”, observa.

Acrescenta que, em Mossoró, a Rede Municipal de Ensino, após ouvir o Conselho Municipal de Educação, está empreendendo estratégia para enfrentar esse desafio, em benefício dos seus alunos. No entanto, existem algumas limitações provocadas pela exclusão digital, que precisam ser enfrentadas e superadas.

A Prefeitura fez levantamento, constatando que pequena parcela de alunos não tem acesso à internet ou mesmo a computadores e a smartphones. Ele diz que toda uma estratégia está sendo pensada para garantir o direito de todos à educação.

Solidariedade

“Reconhecendo essa situação e visando contribuir para sua superação, nosso mandato faz um apelo para que todas as pessoas que possuem acesso a internet sem fio, cedam esse acesso aos alunos da sua vizinhança, permitindo-lhes condições de acompanhar as atividades pedagógicos por meio virtual”, propõe.

Essa atitude, segundo o vereador, é uma demonstração de solidariedade e cidadania. “Um esforço pessoal que cada um que tem condições possa ajudar um aluno da rede municipal, estadual, particular nos três níveis de ensino”, complementa.

Reunião

Essas e outras propostas estarão em debate na reunião remota da Comissão Educação, Cultural, Esporte e Lazer (CECEL) da Câmara Municipal de Mossoró, sexta-feira (22), às 9h, anunciada por Francisco Carlos na sessão de hoje.

Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 19 =