IFRN suspende inscrições em processo seletivo com 3.248 vagas em cursos técnicos para rever edital

ProItec retomado

IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) suspendeu temporariamente as inscrições do processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, conhecido como Exame de Seleção, cujo edital com 3.248 vagas foi publicado no dia 11 de dezembro. A decisão foi divulgada em nota após reunião realizada na última quarta-feira (23).

De acordo com a instituição, o objetivo é resguardar os candidatos, “uma vez que foi identificada necessidade de correção do Edital 29/2020, que rege o processo seletivo”. Outros dois editais lançados no mesmo período, que somam 508 vagas, estão mantidos.

De acordo com a nota emitida pela instituição, será preciso rever o sistema de seleção previsto no edital, “para adequação eficiente e compatível com interesse público”, já que teriam sido detectadas “inconsistências que inviabilizam o pleno cumprimento do Edital no formato proposto”. As inconsistências não foram informadas.

As inscrições realizadas até agora serão mantidas, se os candidatos desejarem, independentemente das mudanças que possam ocorrer no edital. A expectativa é de que os ajustes sejam divulgados até a primeira quinzena de 2021.

A decisão foi divulgada pela instituição após reunião do Comitê de Ensino (Coen), formado pelos integrantes da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e pelos diretores acadêmicos dos campi, que ocorreu na terça-feira (23), com o objetivo do encontro foi debater o andamento dos processos seletivos para cursos técnicos e a retomada do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC).A decisão apenas dois dias após o Ministério da Educação nomear o professor José Arnóbio de Araújo como novo reitor do instituto, seguindo determinação da Justiça Federal. O professor foi eleito em dezembro de 2019, mas aguardava nomeação desde abril, quando o governo federal nomeou um reitor pro-tempore (temporário).

ProItec retomado

Já o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC), que havia sido suspenso no dia 9 de novembro, será retomado, conforme informou o IFRN. Os livros de estudo e exercícios já estão disponíveis no Campus Natal-Zona Leste. Nos próximos dias, a Coordenação de Acesso Discente (Cadis) vai elaborar, junto ao Comitê Covid-19 IFRN e aos gestores dos campi, estratégias de distribuição do material que resguardem a segurança e proteção quanto à pandemia de Covid-19.

Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + quinze =