Inter TV exibe especial Chuva de Bala no País de Mossoró neste sábado (6)

Programa especial vai ao ar após o Zorra Total, às 22h45

POR G1/RN

Espetáculo 'Chuva de Bala no País de Mossoró' conta a história de quando Mossoró expulsou Lampião e seu bando da cidade — Foto: Prefeitura Municipal de Mossoró

A Inter TV exibe neste sábado (6) para todo o RN o tradicional espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró que é encenado todos os anos, em junho, na capital do Oeste. A encenação presencial não vai acontecer em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus.

O espetáculo, encenado há quase 20 anos no adro da capela de São Vicente, conta a história da batalha dos mossoroenses com o bando de Lampião. O cangaceiro foi expulso da cidade.

Buscando valorizar os hábitos e a cultura do nosso Estado, a Inter TV vai exibir o especial para todo o RN na íntegra. O programa especial terá ainda entrevistas inéditas dos atores do espetáculo.

A história

Mossoró é conhecida como a terra que expulsou Lampião e seu bando. O espetáculo “Chuva de Bala no país de Mossoró” é uma adaptação do texto original do poeta potiguar e escritor Tarcísio Gurgel, e anualmente os diretores têm a tarefa de contar em uma espécie de musical a resistência dos mossoroenses de como o prefeito Rodolfo Fernandes e mais de 200 moradores impediram que a cidade potiguar, em 13 de junho de 1927, não fosse invadida.

Até hoje a torre da igreja tem as marcas do dia em que “choveu bala” na terra de Santa Luzia. Na tentativa de invadir a cidade do Oeste potiguar, um dos cangaceiros do bando, Jararaca, saiu ferido. Segundo os historiadores, ele foi enterrado vivo no cemitério local.

Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =