Mortalidade infantil cai na gestão de Rosalba Ciarlini

Prefeita reverte situação caótica encontrada ao assumir a gestão

Rosalba Ciarlini (@RosalbaCiarlini) | Twitter

Nada mais apropriado para resolver determinado problema do que o olhar de quem realmente entende da área. Quando assumiu a Prefeitura de Mossoró em janeiro de 2017, a médica pediatra Rosalba Ciarlini encontrou uma realidade assustadora no que diz respeito à mortalidade infantil.
No primeiro ano de gestão, a projeção que se tinha era a pior possível, já que a taxa de mortalidade estava em 12,43% para cada mil nascidos vivos.
Para reduzir esse índice, a Prefeitura precisou repensar as práticas que eram direcionadas ao setor até 2016 e melhorou, substancialmente, a atenção direcionada às parturientes e às grávidas, com destaque para exames pré-natal, primeira infância, promoção do aleitamento materno e alimentação saudável.
Com isso, em dois anos houve redução no índice de mortalidade infantil para 9,24% em 2019. O percentual de gravidez na adolescência em 2017 estava de 14,69%, em 2018 ficou de 12,5% e em 2019 houve um aumento desse percentual para 13,55%.

Proposta
Rosalba Ciarlini está buscando a quinta eleição e projeta, caso seja eleita, a maior administração da sua vida pública. Para esta nova administração, a prefeita Rosalba Ciarlini pensa em ampliar a oferta de saúde em toda a cidade, aperfeiçoando o atendimento ao usuário, com investimento na saúde básica e melhorando a logística para o atendimento. O foco será a prevenção.
Se indicadores mostram que houve avanço de 2017 a 2020, a prefeita Rosalba Ciarlini quer manter o avanço de novas conquistas na área da saúde. Para tanto, ela vai implantar o Centro de Informações e monitoramento de indicadores na área da saúde. O objetivo é fazer com que o setor possa dispor de mecanismos que possam nortear as ações estratégicas e facilitar a tomada de decisões com vistas ao melhoramento do serviço que chega ao cidadão, bem como avaliar os indicadores de Mossoró em tempo real.
As propostas que constam do plano de governo apresentado por Rosalba Ciarlini à Justiça Eleitoral amplia o que já existe, em termos de infraestrutura e de atendimento em si, garantindo para o cidadão a certeza de que a administração municipal tem a preocupação em atender o que preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS), ofertando o que a sociedade precisa.

Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 4 =