Prefeita Rosalba Ciarlini participa do evento Ação Municipalista

Encontro aconteceu em Mossoró nesta segunda-feira

Foi aberto na manhã desta segunda-feira (09) o evento Ação Municipalista em Mossoró. A iniciativa ocorreu na Estação das Artes Elizeu Ventania e reuniu prefeitos e lideranças políticas da região. A Prefeitura é parceira na realização, que conta com Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).

A prefeita Rosalba Ciarlini destacou a importância da pauta municipalista e da discussão de projetos e experiências com os demais representantes. “É fundamental discutir pautas que favoreçam os municípios. Nós sabemos que, como ente federativo, os municípios tem responsabilidades cada vez maiores e precisam da garantia de recursos destinados às diversas áreas, como saúde, educação, infraestrutura, por exemplo. Estamos aqui para discutir ações já iniciadas e experiências adotadas por cada prefeitura participante que possa aprimorar e estabelecer uma relação de proximidade e troca de conhecimentos”, explica Rosalba.

O consultor da CNM, Eduardo Stranz, mencionou a necessidade de mobilização entre os gestores. “O nosso objetivo é sobretudo a pauta que está em discussão em Brasília, os diversos projetos em tramitação que vão favorecer os municípios, além dos acordos e compromissos firmados na XXI Marcha Mundial dos Municípios que ocorreu em maio deste ano. Tratamos de uma série de encaminhamentos. Também queremos chamar a atenção dos gestores para a importância da mobilização, da união, sobretudo em meio às dificuldades financeiras enfrentadas pelas prefeituras”, complementa.

O evento segue durante o turno vespertino e encerra com a palestra proferida pelos secretários municipais Abraão Padilha e Aldo Fernandes, respectivamente, Fazenda e Planejamento. O tema abordado será a implementação do Sistema Multifinalitário, desenvolvido pela Prefeitura e que iniciou efetivamente a partir de janeiro de 2017.  O encontro em Mossoró aborda ainda temas como atualização dos programas federais, Lei Kandir, licitações, fake news, condutas vedadas, consórcios públicos, entre outros temas.

A abertura contou ainda com a participação do presidente da FEMURN, Naldinho, do presidente da Associação dos Municípios do Oeste do RN, AMORN, Rivelino Câmara, presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Izabel Montenegro, vice-prefeita Nayara Gadelha, além de vereadores, prefeitos da região e secretários municipais.

A Ação Municipalista será realizada amanhã (10) na cidade de Pau dos Ferros e na sexta-feira (13) em Extremoz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + três =