Rosalba tem audiência com Ministro da Saúde para solicitar liberação de recursos de emendas

Prefeita continua em busca de recursos federais

A prefeita Rosalba Ciarlini, acompanhada da secretária de Saúde Saudade Azevedo, teve audiência nesta quarta-feira (14), em Brasília, com o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta para cobrar a liberação de emendas federais e aumento do teto de Média e Alta Complexidade (MAC) do Município. A liberação dos recursos das emendas que a prefeita pediu são do deputado federal Beto Rosado para construção das cinco Unidades Básicas de Saúde e reforma de outras 14 Unidades.

O aumento do teto MAC foi solicitado porque Mossoró, por ser um município polo, atende diversas outras cidades da região chegando a estar com um déficit de R$ 31 milhões, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP). Aliado ainda a falta dos repasses de contrapartidas obrigatórias de UPA, Farmácia Básica e SAMU por parte do Governo do Estado que chegam a R$ 17 milhões.

“Falamos para o Ministro das nossas dificuldades e entregamos ofício. Ele disse vem ao RN esta semana e vai fazer um esforço para liberar alguma coisa dos recursos das emendas na próxima sexta-feira. Também disse que ia estudar com muito carinho essa possibilidade do incremento ao teto MAC, mas já nos adiantou que vem estudando, junto com a equipe dele, ainda para este ano, a Câmara de Compensação para diminuir os ônus dos Municípios Polos.”, explicou a secretária Saudade Azevedo.

Participaram da audiência com o Ministro da Saúde a prefeita Rosalba Ciarlini, a secretária de Saúde Saudade Azevedo e os deputados federais Beto Rosado e João Maia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + onze =