Bomba: representantes da OAB e dos Direitos Humanos de Caicó são acusados de incentivaram rebelião em presídio

Diretor de presídio faz graves acusações contra dirigentes da OAB e integrantes dos Direitos Humanos que teriam estimulado motim de presos

Presídio Rogério Coutinho Madruga teve motins durante a semana

O diretor do presídio Rogério Coutinho Madruga, Osvaldo Júnior Rossato, pediu para sair. A solicitação para a exoneração foi entregue ontem (17) à secretária de Segurança, Kalina Leite, que responde interinamente pela Secretaria de Justiça e Cidadania. Segundo Rossato, a saída não tem ligação com pressão por parte dos presos.

A justificativa para o pedido de saída foi a recente rebelião na unidade que, segundo Osvaldo Júnior Rossato, teria ocorrido por influência de representantes da OAB e dos Direitos Humanos junto aos presos. Além disso, o diretor da unidade também afirmou que foram feitas promessas aos detentos sem prévio acordo com agentes penitenciários e a direção da unidade.

A carta de renúncia foi apresentada à secretária nesta terça-feira (17). Segundo Rossato, os representantes da OAB-RN teriam feito promessas aos presos, sem antes informar à direção da unidade. “Na data de 17 de março de 2015  eles adentraram o presídio e foram falar com os apenados que estavam no banho de sol. Após a visita, os presos se rebelaram, sendo necessária a intervenção da tropa de choque e do GOE para conter o motim. Motim que não existia até a visita desta comissão”, diz Rossato na carta entregue a Kalina Leite.

Sobre a possibilidade de que pressões dos presos tivessem contribuído para o pedido de exoneração, Osvaldo Júnior Rossato garante que a hipótese é descabida. “Por pressão de presos eu não sairia nunca. Não sairia mesmo. A verdade é que a situação passou do meu controle porque há pessoas interferindo na minha administração”, garantiu.

Segundo o diretor da unidade, ele continuará no cargo até a indicação do substituto, mas sua decisão é irrevogável.

A OAB vai se pronunciar sobre este caso em coletiva de imprensa às 14h30, na sede da Seccional Potiguar.

Fonte: www.tribunadonorte.com.br

Email this to someoneShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Pin on Pinterest0Share on Google+0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

seis + 11 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>