PF desarticula quadrilha que comprava sentenças judicias no Nordeste
Mandados de prisão, condução coercitiva e busca de apreensão aconteceram em Mossoró, Natal e Recife (PE)
POR VALOR ECONÔMICO
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (30) operação contra uma organização criminosa do Rio Grande do Norte que atuava na compra de votos no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5). De segunda instância, a Corte abrange os Estados da região Nordeste.
Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, oito de condução coercitiva e 13 de busca e apreensão nas cidades de Natal, Mossoró (RN) e também no Recife (PE), onde fica a sede do TRF-5.
De acordo com a PF, a principal clientela da quadrilha eram políticos locais. O grupo criminoso era formado por advogados e um ex-desembargador, que negociavam a compra de votos para sentenças, habeas corpus e liberação de bens apreendidos.
Processos envolvendo a Operação Lava-Jato, segundo a PF, foram alvo atuações da quadrilha, que cobrava uma “tarifa” média de R$ 350 mil.
Também foi mencionado o caso de um ex-prefeito que recebeu pena de 28 anos de prisão que, após a atuação da quadrilha, caiu para pouco mais de 2 anos e foi substituída por restrições de direitos.
O esquema foi desvendado por meio da delação premiada de um empresário que confessou ter comprado votos no TRF-5. Ele disse ter se beneficiado de decisões após ter sua prisão decretada e seus bens apreendidos.
Deixe uma resposta