Prestação de contas da Saúde à CMM aponta que Prefeitura investiu 130 milhões na saúde no quadrimestre de 2020

Investimentos em saúde continuam sendo prioridade da gestão Rosalba

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró prestou conta à Câmara Municipal de Mossoró, nesta quinta-feira (23), sobre os recursos financeiros investidos na saúde pelo Munícipio. Os vereadores que participaram da audiência pública reconheceram a transparência do Município em apresentar de forma clara os investimentos, principalmente nesse período de pandemia do novo coronavírus.

Para o líder do governo na CMM, Alex Moacir, a Secretaria de Saúde está de parabéns pela condução da apresentação com transparência das ações e investimentos. “Essa apresentação está sendo muito esclarecedora. Mostra a transparência da Prefeitura de Mossoró. Aproveito para parabenizar todos os servidores e técnicos que estão envolvidos nesse trabalho. Porque por trás de uma secretaria boa, há sempre muito bons técnicos trabalhando”, disse o líder.

O vereador Ozaniel Mesquita, único da oposição a ficar até o fim da audiência, reconheceu o trabalho do Município na prestação de contas. “A Secretaria de Saúde está de parabéns pela apresentação”, destacou. O parlamentar ainda afirmou estar contemplado com as explicações da secretária e parabenizou os servidores pelo trabalho desenvolvido durante a pandemia.

A audiência pública de prestação de contas, pela primeira vez na história, ocorreu de forma remota, devido a pandemia do novo coronavírus, sendo transmitida à sociedade mossoroense por meio da TV Câmara.

Registraram presença na audiência os vereadores Alex Moacir, Sandra Rosado, Francisco Carlos, Aline Couto, Petras Vinícius, Raério Cabeção, Maria das Malhas, Genilson Alves, Rondinelli Carlos e Ozaniel Mesquita. Mas os vereadores Petras, Raério e Genilson saíram antes da audiência pública terminar.

MUNICÍPIO INVESTE QUASE O DOBRO DO PERCENTUAL CONSTITUCIONAL EM SAÚDE

A prestação de contas dos quatro últimos meses de 2019, que contempla um resumo de tudo que foi feito no ano passado, aponta que Prefeitura investiu R$ 219.312.896,07 na área de saúde com recursos próprios e transferências constitucionais. O valor corresponde a um percentual de 28,22% do orçamento geral do Município somente para a saúde, bem acima dos 15% determinados pela Constituição Federal. Em 2019, a quantidade de procedimentos ambulatoriais realizados chegou à casa dos 4.668.413 à população.

Outro ponto destacado foi a construção de cinco Unidades Básicas de Saúde e reforma de outras 14. Inspeção em 373.344* imóveis por agentes de endemias e de saúde para prevenção e eliminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Criação do Projeto Atitude Jovem que leva ações educativas sobre infecções sexualmente transmissíveis para adolescentes e jovens de escolas do Município. Além de uma série de outras ações e serviços que são ofertados aos mossoroenses pelo executivo Municipal.

Somente no primeiro quadrimestre de 2020, período que iniciou a pandemia da covid-19, a Prefeitura de Mossoró investiu R$ 130.390.157,07 na saúde com recursos próprios e transferências constitucionais. O valor é superior a metade de tudo que foi investido no ano de 2019. Apenas nos quatro primeiros meses foram realizados 1.129.839 procedimentos ambulatoriais, 228.556 procedimentos hospitalares (sendo apenas 114.839 de pessoas de Mossoró e o resto de outras cidades), implantação de Unidade Básica de Saúde atendendo em horário estendido, intensificação do trabalho de combate as arboviroses, redução da taxa de mortalidade infantil para 9,28 por 1.000 nascidos vivos quando a meta deste ano era 11 por mil e, principalmente, ações de enfrentamento do novo coronavírus.

Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =