Morre Zoivo Barbosa

O futebol de Mossoró está de luto

Morre Zoivo Barbosa Meneses.

Seu falecimento aconteceu nesta terça-feira, 29, em Mossoró.

Ele era natural da cidade de Caraúbas-RN, nascido no dia 14 de janeiro de 1923; filho de Raimundo Barbosa e Maria Rosa de Meneses.

Chegou ao município de Mossoró aos sete anos de idade e foi com sua mãe que aprendeu a gostar de futebol. Aos domingos ela o levava ao Estádio da Benjamim Constant para assistir aos jogos.

HISTÓRIA

POR LINDOMARCOS FAUSTINO

Aos nove anos de idade começou a jogar como ponta de lance no Cruzeiro, jogava também nas equipes de 12 Futebol Clube, Santa Cruz e Umaitá. Profissionalmente começou a trabalhar na alfaiataria Brasil, onde exerceu a profissão de alfaiate por longas décadas. Casou-se com Severina Alves Barbosa e dessa união nasceram dez filhos.
Iniciou como técnico de futebol em 1952 e deu título de campeão ao Ipiranga, União, Baraúnas, além de outros. Um dos grandes acontecimentos esportivos na sua vida foi quando promoveu o Pentagonal, que envolveu as cidades de Apodi, Assu, Areia Branca, Martins e Mossoró em 1958, isso porque na época o futebol mossoroense tinha acabado e com esse evento conseguiu reerguê-lo e ainda foi campeão do Pentagonal. Foi a partir daí que surgiu a ideia de fundar o time do Baraúnas, em 14 de janeiro de 1959.
Como técnico do Baraúnas deu título de campeão de 1961 a 1963. O campo de futebol Benjamim Constant pertencia ao Potiguar, e alguns dos dirigentes pretendiam demolir o estádio para construir a “Vila Potiguar”, vendo ameaçada a praça de esporte mossoroense, mobilizou e conseguiu um requerimento que foi apresentado por Manoel Mário, proibindo a demolição. No dia 09 de junho de 1967, foi inaugurado a Praça de Esporte de Mossoró o “Estádio Professor Manoel Leonardo Nogueira”.
No antigo Saco, atualmente bairro Belo Horizonte, Zoivo criou o primeiro time de futebol feminino do Brasil, o Belo Horizonte Futebol Clube, posteriormente, o Ibis Futebol Clube, que também era feminino. Os dois times fizeram vários jogos pelo interior do Estado e da Paraíba. Ele também ajudou a construir a Toca do Leão, local onde o time do Baraúnas faz seus treinos, localizado na estrada que vai para a comunidade rural da Alagoinha.
No ano de 2000, recebeu da Câmara Municipal de Mossoró o Título de Cidadão Mossoroense, através do vereador Edinho dos Rolamentos.
Receba a família os pêsames do Relembrando Mossoró.

Email this to someoneShare on Facebook0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Google+0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + quinze =