Enem: Mais de 22 mil candidatos estão aptos a fazer a prova do exame em Mossoró

Mossoró é o segundo município do RN em número de candidatos

Em Mossoró, 22.781 candidatos estão aptos a fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em todo o Rio Grande do Norte, o número é de 195.726 candidatos. Natal, a capital do estado, teve o maior número de inscritos, com 69.618 que devem fazer as provas neste sábado e domingo.

A avaliação tem início às 13h, horário oficial de Brasília. Nas cidades que não adotaram o Horário de Verão, como Mossoró, o início das provas será às 12h.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em Mossoró, os portões dos locais de prova abrem às 11h e fecham às 12h. Os estudantes que chegarem após o meio-dia serão automaticamente eliminados.

As provas serão aplicadas a partir das 12h30. No primeiro dia, serão aplicadas as provas das áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com duração de 4 horas e 30 minutos. Já no segundo dia, os estudantes responderão questões sobre Linguagens e Códigos, Matemática e suas Tecnologias, além da Redação. Devido à redação, a duração das provas no domingo tem acréscimo de 1 hora. Assim, os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para finalizar a avaliação do exame.

O Inep orienta que os candidatos cheguem ao local com antecedência. É recomendado que o candidato leve seu cartão de inscrição nos dias de aplicação da provas para conferência do endereço do seu local de aplicação e de sua sala de provas. Também será exigida do candidato a apresentação de um documento oficial com foto para adentrar no local de prova.

Durante a realização das provas, o candidato deverá portar apenas caneta esferográfica de tinta preta de material transparente, documento de identificação com foto e cartão de confirmação de inscrição. Lápis, lapiseira, borracha, caneta de material não transparente, livros, anotações e impressos são terminantemente proibidos, podendo acarretar na eliminação do candidato.

Também é passível de eliminação o candidato que portar durante as provas qualquer dispositivo eletrônico, como calculadora, celular, relógio, entre outros. Candidatos com armas, óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras e gorros, se detectados, também são desclassificados do processo seletivo.

Não será permitida, ainda, a comunicação entre os candidatos, e a saída do candidato, em definitivo, antes de decorridas duas horas do início das provas ou com o cartão-resposta, folha de redação e/ou folha de rascunho.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico portal.inep.gov.br/enem e no aplicativo do Enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2016, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Email this to someoneShare on Facebook0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Google+0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 1 =