Frente aponta avanços em vias rápidas e estacionamentos em Mossoró

Reunião foi realizado, hoje, na Câmara Municipal de Mossoró

A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas em pé, pessoas sentadas e área interna

Coordenada pelo vereador Alex Moacir (MDB), a reunião da Frente Parlamentar do Trânsito e da Mobilidade Urbana (FPTMU), nesta sexta-feira (14), na Câmara Municipal de Mossoró, indicou ampliação de vias rápidas (ou vias livres) e estacionamento rotativo na cidade, segundo a Secretaria Executiva de Trânsito e Mobilidade Urbana.

Mossoró, conforme apresentado pela pasta, dispõe de 4 quilômetros de via rápida na Avenida Diocesana e Rua José Damião e 6 quilômetros na Avenida João da Escóssia. Nesses trechos, a proibição de estacionamento liberou as duas faixas das vias, para melhorar a fluidez no trânsito.

A próxima etapa será ampliação da via rápida na Avenida João da Escóssia, para que compreenda o trecho entre a lateral do cemitério São Sebastião até o Partage Shopping (hoje é entre a Avenida Diocesana e o shopping). A Secretaria estuda implantar via rápida em outras ruas da cidade.

Estacionamento

Em relação ao estacionamento rotativo, Mossoró conta 271 vagas de curta duração (tempo máximo de 30 minutos de parada, com pisca alerta ligado), na Rua Bezerra Mendes, Avenida Alberto Maranhão, Mercado do Vuco-Vuco, Rua Idalino de Oliveira, rua Frei Miguelinho e Cel. Vicente Saboia.

A modalidade curta duração permite maior rotatividade nos estacionamentos no trânsito, especialmente no Centro de Mossoró. Mas, a Secretaria Executiva de Trânsito e Mobilidade Urbana planeja outras medidas, a fim de reordenar estacionamento nessa área da cidade.

Entre elas, reordenamento da distribuição das vagas para Pessoas com Deficiência (PCD); prédios públicos, hospitais; escolas; bancos; novas vagas de acordo com as demandas solicitadas; manutenção e revitalização das sinalizações das vagas existentes, construção de rampas acessíveis.

Encaminhamentos

Além da apresentação do cenário e anúncio de providências sobre via rápidas e estacionamento, a reunião da FPTMU encaminhou três propostas à Prefeitura, após debate com os participantes da reunião: priorizar vias livres para transporte coletivo e ciclistas; implantação de binário (uma rua sobe e outra, desce) nas ruas Amaro Duarte Raimundo Leão e verificar pontos para instalação de bicicletários em vias públicas e universidades.

Participaram da reunião Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Sindicato das Empresas de Transporte (Setrans), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Academia Mossoroense de Letras (Amol), Associação de Motoristas de Transportes Aplicativo de Mossoró.

Ainda na reunião, a Frente Parlamentar do Trânsito e da Mobilidade Urbana definiu, por votação, o tema da próxima reunião: transporte não motorizado. O encontro será realizado em março (data a ser definida, a depender da disponibilidade do plenário da Câmara).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 6 =